Ultimamente, as áreas de Suprimentos e Logística das empresas têm sido bastante demandadas. A Orbe considera, nesses tempos de custos operacionais altos e margens de lucro cada vez menores, ser uma excelente oportunidade obtenção de resultados financeiros, tornar a gestão da cadeia de supply chain mais eficiente, atuando diretamente em redução de custos.

Ao fazer uma nova abordagem de categorias, a redução de custos deve ser buscada com iniciativas recorrentes para gerar resultados rápidos. Projetos de longo prazo dificilmente têm apelo nas empresas, que, para não diminuir sua margem, repassam eventuais aumentos de custo adiante, gerando uma cadeia nociva para o mercado.

Três pilares de atuação são fundamentais para essa nova abordagem:
1- Busca de informações
2- Business case detalhado
3- Patrocínio em alto nível

Na busca de informações, é preciso entender como funciona a empresa e seus principais concorrentes. Muitas vezes os dados mais acurados estão “fora de casa”. A análise micro e macro do negócio é crucial para que se desenvolva um trabalho de qualidade. Nada de achismos ou suposições. Dados concretos são cruciais.

Deve-se também defender a contratação vinculada à produtividade. Fornecedores precisam ser “parceiros” e ter compromisso com SLAs e atender KPIs previamente definidos. Esse ponto, somado às informações de qualidade e concretas, geram um business case detalhado e facilitam o patrocínio interno em alto nível. Iniciativas bem intencionadas podem esbarrar na falta de apoio, portanto é preciso ser detalhista e preciso.

Nos próximos artigos, vamos aprofundar este assunto com oportunidades de redução de custos em diversos segmentos, como RH, vale-transporte, vale-alimentação, RH e jurídico.