Ao longo dos últimos dois meses, publicamos no blog da Orbe e na página do LinkedIn uma série de artigos a respeito da idealização, produção e realização do Gigantes de Nazaré. Mostramos uma série de semelhanças entre projetos tradicionais do mundo corporativo e o Desafio de Surfe em Ondas Gigantes. Concluídas todas as fases do evento e sua exibição na TV Globo, medimos e analisamos os resultados que mostraram excelentes retornos para a empreitada conjunta com a Maga Gestão e seus patrocinadores.

Na TV Globo, o Gigantes de Nazaré alcançou 60 milhões de pessoas, segundo o Ibope. Cerca de 30 mil pessoas estiveram em Nazaré durante os três meses da janela de realização do evento, visitando seu ponto turístico mais famoso, o Forte de São Miguel Arcanjo, onde fica o Farol da Nazaré. Dali, é possível ter visão completa do show da natureza que são as ondas gigantes do local e foi realizada premiação e festa de encerramento.

Evento e patrocinadores tiveram ampla exposição nos principais programas da emissora, em exposição que totalizou quase 25 minutos. Estivemos presentes na principal estrela da programação, o Jornal Nacional, e também no Jornal da Globo, onde foi exibida uma reportagem especial sobre como os brasileiros transformaram positivamente a economia de Nazaré. O Globo Esporte também fez ampla cobertura de “aquecimento”, realizando entrevistas com atletas como o jovem Tony Laureano, de apenas 16 anos e que viria a ganhar o prêmio de revelação do Gigantes de Nazaré. Quem começa cedo o dia pôde assistir também chamadas no Bom dia Brasil e o Mais Você, e até mesmo durante o futebol, pico de audiência na TV Globo.

No Esporte Espetacular, o Gigantes, como chamamos carinhosamente o evento, teve 45 minutos de exibição. Foi uma das mais longas e elogiadas produções do Verão Espetacular, que contou ao longo dos dois primeiros meses do ano com eventos de diversas modalidades, como skate, ciclismo e basquete. O programa foi inédito para o mercado do surfe tow-in, quando o jet-ski puxa o surfista à onda e posteriormente o resgata dela em segurança e teve uma linguagem diferenciada. Nosso embaixador Carlos Burle, precursor do big wave surfing no Brasil e um dos mais conhecidos do mundo, participou como comentarista ao lado da recordista mundial Maya Gabeira. Burle também esteve no mar trazendo bastidores direto das ondas através de um microfone especial acoplado à sua lycra.

Nas mídias digitais, os resultados também foram muito expressivos. Em cinco meses, o perfil no Instagram, criado do zero, atingiu 30 mil seguidores. Mais do que isso, criamos um público de alto engajamento e a participação através de curtidas e comentários se aproximou muitas vezes, por exemplo, da WSL, a grande liga mundial de surfe. Para esse feito, contamos com ampla participação dos atletas em divulgação. Mais de 2.5 milhões pessoas foram impactadas pelas postagens, com inúmeras e impressionantes imagens exclusivas de Nazaré. Surfistas e pilotos também trouxeram ao longo desse tempo bastidores nunca antes vistos, como por exemplo no quadro Por Dentro das Ondas de Nazaré, liderado pelo experiente Alemão de Maresias. Nosso público conheceu detalhes do município, de sua gastronomia e também imagens de outras localidades famosas do surfe, como o Havaí.

Fica como afirmação que práticas de gestão atualizadas e bem executadas geram grandes resultados e fornecem ganhos expressivos aos Clientes, independente do segmento de negócio. Para conferir como foi o evento, assista no Globo Play a íntegra da transmissão no Esporte Espetacular.

Assista abaixo ao vídeo oficial do Desafio Gigantes de Nazaré:

Leia mais sobre os bastidores da produção em nossos artigos no Blog da Orbe:

GIGANTES DE NAZARÉ TRAZ DESAFIOS DE LOGÍSTICA SUPERADOS PELA ORBE CONSULTORIA

ORBE E GIGANTES DE NAZARÉ: COMO SURFE E GESTÃO EMPRESARIAL SE CONECTAM